Skip to content

Sobre mim

Olá, sou o Pedro de Freitas Jr., filósofo clínico. Tenho atuado como terapeuta e professor da Especialização em Filosofia Clínica há 15 anos, buscando ajudar as pessoas no melhor exercício de suas caminhadas existenciais.

Minha história:

Sou o Pedro de Freitas Jr., filósofo clínico pelo Instituto Packter e tenho atuado como terapeuta e professor da Especialização em Filosofia Clínica há 15 anos, buscando ajudar as pessoas no melhor exercício de suas caminhadas existenciais.

Meu primeiro contato com a filosofia formal aconteceu em 1996, quando li uma coleção de clássicos da literatura. A impressão foi de que havia encontrado um tipo de “literatura” diferente, especialmente ao ler textos de Luís Vives, Montaigne, Descartes, Pascal, La Bruyère, Diderot e J. J. Rousseau. Soube então que gostaria de estudar esses temas.

Antes de estudar e pesquisar sobre  as práticas psicoterápicas, decidi fazer uma graduação que tratasse de maneira profunda daqueles temas: da existência, da ética, da política, do conhecimento, da linguagem, da lógica, da intuição, da maneira diferente de conhecer, do pensar e da humanidade: a Filosofia.

Em 2002 me formei em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina e em seguida Especialista em Filosofia Clínica pelo Instituto Packter de Porto Alegre – RS.

No caminho de me tornar filósofo clínico, fiz especializações e aperfeiçoamentos no Brasil e no exterior. Em 2010 e 2012, aprofundei os estudos na filosofia de Emmanuel Lévinas em conversação com a Filosofia Clínica de Lúcio Packter na Universidade Hebraica de Jerusalém, Israel.

Em 2014, participei de um aperfeiçoamento na Filosofia de Ortega y Gasset em Conversação com a Filosofia Prática e com a Filosofia Clínica na Universidade de Sevilha, Espanha.

Desde 2009 participo anualmente da Semana de Estudos da Filosofia Clínica que são os mais avançados estudos da área.

Além da minha formação filosófico-acadêmica, considero que a minha experiência prática e os vários anos de supervisão que realizei com outros filósofos clínicos experientes, foi o que melhor me preparou para tentar ajudar a quem procura a terapia.

Faltou apenas contar mais uma coisa a meu respeito: Adoro fotografar. Este é o meu principal “hobby”. Se quiser, confira minha galeria.

Minhas credenciais e abordagem:

Integrante da Associação Nacional dos Filósofos Clínicos, sob o nº de registro FC-0096/12.

Abordagem

Meu primeiro papel é ouvir. Ouvir atenta e compassivamente, fazendo o possível para entender a história de vida, a visão de mundo, as buscas, os pensamentos, os raciocínios, as expressividades, as emoções dos meus partilhantes (partilhante = aquele que partilha sua história, aquele que procura o atendimento), isso é fundamental para atendê-los bem.

Uso uma variedade de ferramentas filosóficas nos métodos da Filosofia Clínica, incluindo Analítica da Linguagem, Lógica, Fenomenologia e Meditações por semioses cruzadas. O foco é na verificação dos caminhos possíveis no exercício existencial da pessoa.

Então a minha abordagem é a da Filosofia Clínica (de seu sistematizador Lúcio Packter), que é a utilização clínica de toda a Filosofia acadêmica em prol do melhor exercício existencial da pessoa.

O terapeuta filosófico, se coloca numa postura genuinamente filosófica, como a que já propunha Platão, com o que ele chamou de thaumázein (admiração filosófica frente ao desconhecido), ou seja, a postura de abertura epistemológica, em busca do conhecimento, do entendimento de quem é o outro. Uma postura Ética que tenta entender a existência antes de explicá-la, uma atitude de distanciamento dos seus próprios pré-juízos, exercitando a escuta radical, em uma pesquisa filosófica da alma humana.

Assim, no primeiro momento a metodologia fundamentalmente filosófica, conta com uma verificação do caráter histórico e circunstancial da existência do partilhante (esta etapa é em grande parte de cunho lógico, ontológico e fenomenológico) o que já pode descortinar o ser e o como agir da existência em muitos aspectos, de tal modo que, podem acontecer os diálogos mais profundos, as indicações de trilhas e caminhos, enfim, o trabalho com procedimentos clínicos fundamentados na história de vida do partilhante.

Em alguns casos, também pode ocorrer uma segunda etapa. Quando for indicado e fundamentado pelo trabalho anterior e for uma busca do partilhante, pode acontecer uma análise do patamar existencial, sempre em contexto e com uma abertura de pesquisa muito maior. Fomentada pelas conversações entre os largos campos da Ética, da Estética, da Analítica da Linguagem, do Estruturalismo, da Metafísica e os caminhos autogênicos mais indicados ao partilhante.

Formação acadêmica

  • Graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2002);
  • Pós-graduação em Filosofia Clínica pelo Instituto Packter / Faculdade Padre João Bagozzi (2005);
  • Jornada Internacional de Estudos do Instituto Packter a Israel e Territórios Palestinos – Aperfeiçoamento em Semiose Prática; Workshop: Cultura Judaica e Alteridade: Perspectiva linguística e filosófica na Universidade Hebraica de Jerusalém – Israel (2010);
  • Post-Graduate Seminar: Dialogue between Levinas’ Philosophy and Clinical Philosophy by Hebrew University of Jerusalem (Universidade Hebraica de Jerusalém) – Israel (2012);
  • Seminario Internacional de Investigación “La Escuela de Ortega Y La de Lúcio Packter” por Instituto Packter y  Universidad de Sevilla – España (2014);
  • Aperfeiçoamento em Prática Clínica pelo Instituto Packer / Brasil (2017 e 2018)
  • Semanas de Estudos Avançados da Filosofia Clínica, promovidas pelo Instituto Packter com os temas: Matemática Simbólica (Porto Alegre/RS – 2012);  Intermediário III – Matemática Simbólica (Torres/RS – 2013); Intermediário IV – Sinonímias (Torres/RS – 2014); Pós-Autogenias e Sinonímias (Punta Ballena – Uruguai – 2015); As Analíticas de Linguagem em Filosofia Clínica (Torres/RS – 2016); Estruturalismo: a construção sistêmica de mundos em Filosofia Clínica (Torres/RS – 2017); Sinonímias: uma pesquisa sistemática das pós-autogenias em Filosofia Clínica (Florianópolis/SC – 2018); Sinonímias: Pós-autogenias (Florianópolis/SC – 2019).
  • Ver Currículo Lattes
Play Video

Olá,Filósofo Clínico

Filósofo Clínico pelo Instituto Packter, atuando com a terapia filosófica em consultório há 14 anos. Professor adjunto da pós-graduação em Filosofia Clínica em Florianópolis (Instituto Packter); Integrante da Associação Nacional dos Filósofos Clínicos, sob o nº de registro FC-0096/12.

Natural Ingredients

Morbi et suscipit sapien, id malesuada fousce suscipit varius euismod.

Expert Chefs

Morbi et suscipit sapien malesuada ests. Fusce suscipit varius euismod.

Delicious Food

Morbi et suscipit sapien malesuada ests. Fusce suscipit varius euismod.

Peoples Behinds the Bistro

Laxman Leo
Co-Founder
Uttom Sen
Manager
Milani Yeaty
Co-Founder

What they Say about our delicious food

Generators on the Internet tend to repeat predefined chunks as necessary, making this the first true ver combined generator on the Internet.

Rosni Fernandez

Generators on the Internet tend to repeat predefined chunks as necessary, making this the first true ver combined generator on the Internet.

Yeami Franklin

Generators on the Internet tend to repeat predefined chunks as necessary, making this the first true ver combined generator on the Internet.

John Smith